Sobre as esperanças que moram em nós




Quitar todas as dívidas. Curar-se de uma doença. Casar e ter filhos. Fazer uma viagem internacional. Perder a virgindade com a pessoa certa. Não pecar. Dar um carro de presente. Morar em um sítio com área verde e rio por perto. Ganhar um cachorrinho. Preparar uma comida gostosa para o amor de sua vida. Esperar ele ou ela chegar, com borboletas estapeando-se no estômago.

Encontrar seu melhor amigo (a). Dar um beijo de língua, demorado, naquela pessoa que você está gamada há tempos. Passar no vestibular. Ler um livro bom. Sonhar com um mundo igual para todos.
Ficar feliz quando se ver no espelho. Dançar no escuro, dançar no claro. Gritar, a plenos pulmões, e ouvir o eco de sua liberdade.

Comemorar a vitória de seu time de futebol. Abraçar o filho que veio te visitar. Pintar a casa. Dar um bom exemplo para os filhos. Não perder a oportunidade de servir, ser solidário, ajudar alguém. Escutar músicas boas. Rezar sempre. Meditar sempre. Se exercitar sempre. Ver seu nome na lista de aprovados de um concurso público. Receber o primeiro de muitos salários. Ser um bom líder. Esperar ansioso para ouvir a nova música de seu artista preferido.

Aprender a tocar um instrumento. Ser você mesmo. Aprender para ensinar. Ensinar para quem quer aprender. Chorar de alegria. Ganhar na loteria. Economizar. Dar um passo para atrás, para dar dois passos para frente. Conjugar verbos alegres. Acreditar que o sofrimento é uma escola mas que ele também passa. Não meter a colher na panela que não te pertence. Querer o melhor para alguém. Perdoar e ser perdoado, sem limites. Não ter vergonha de pedir perdão. Não julgar para não ser julgado. Ter o pé no chão, mas fitar as estrelas. Agradecer, todos os dias, ao Divino que você crê.
Amar. Amar muito. Amar sem amarras. Amar sem preconceitos. Amar sem conceitos. Amar sem cobrar, amar por amar.

São tantas pessoas no mundo, com tantos desejos, tanta vontade de conquistar. A esperança das coisas nasce é do querer. E se realiza no fazer. Se você ainda não pensou nela seja rápido, porque o tempo renova as esperanças na mesma medida em que as deixa ir embora. Pare, respire e pergunte para si mesmo: qual é a sua esperança?